Pages

Ads 468x60px

26 de nov. de 2009

Vagas para o Curso Técnico em Música do Manoel Novaes

Curso Técnico Em Música (Com Ênfase Em Execução De Instrumento)
Do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
Ensino Médio Integrado À Educação Profissional
Duração: O Curso tem duração de 4 anos; ao final, o estudante receberá um diploma de Técnico em Música e o certificado de conclusão do ensino médio.
Instrumentos: Canto, Clarinete, Contrabaixo Elétrico, Flauta Doce, Flauta Transversal, Guitarra Elétrica, Piano, Percussão, Saxofone, Violão, Violino, Viola Clássica (De Arco), Trombone, Trompete.
Campo De Atuação: Grupos Musicais (Orquestras, Bandas Filarmônicas, Etc.); solistas ou atuações individuais em espaços públicos e privados; empresas que oferecem música para eventos, gravações, shows, etc; atividades e ocupações que exijam ou requeiram conhecimentos musicais.
O Que Faz O Profissional?
Atua como instrumentista musical, intérprete e criador; organiza grupos musicais e atua neles, seleciona, organiza e adequa repertórios; cuida do desenvolvimento, organização e da memória musical.
Requisitos: Ter concluído o ensino fundamental.
Os interessados ao ingresso no curso devem comparecer ao colégio Manoel Novaes, situado à Rua Araújo Pinho s/n, no dia 1º de dezembro para assistirem a uma palestra informativa do Curso.
Após a palestra, os candidatos às vagas serão entrevistados sobre habilidades musicais básicas.
Se você quer estudar música, não deixe esta oportunidade passsar!

17 de nov. de 2009

Cinquentenário da Morte de Villa-Lobos

Hoje comemora-se o cinquentenário da morte de Heitor Villa Lobos, maestro e compositor brasileiro. Ele morreu em 17 de novembro de 1959.

Suas composições eram baseadas na música popular: samba, chorinho, e também em sons de origem indígena e africana. Foi considerado o maior exponente da música no modernismo no Brasil.

Villa-Lobos participou da famosa Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, apresentando-se em 3 (três) dias com 3 (três) diferentes repertórios.

Dentre as suas principais composições temos as Bachianas (ciclo de nove obras dedicadas a Johann Sebastian Bach que trazem elementos de seresta e de música folclórica), cirandas para piano, prelúdios para violão, entre outras.

E, não podemos nos esquecer que Villa Lobos introduziu na grade curricular a disciplina de música nas escolas brasileiras, na década de 30.

Durante este mês vários eventos estão acontecendo desde o início deste ano. De Tóquio a Londres, incluindo as principais capitais brasileiras.

11 de nov. de 2009

Violão a 4 Mãos

Vocês já viram um violão tocado a 4 mãos? Vejam esse vídeo da apresentação do Duo Siqueira Lima tocando Tico tico no Fubá de Zequinha de Abreu a 4 mãos. É fantástico! Eles são muito bons! Técnica perfeita!

Eles são casados e começaram esse trabalho em 2002. Se você quiser saber mais sobre eles, clique aqui e visite o site do Duo Siqueira Lima.

Agora apreciem o Show!



1 de nov. de 2009

Software de Percepção Musical

Esse software eu achei no site Cânone Musical. É o GNU Solfege - um programa livre para treino de audição. Muito interessante, pois além de treinar intervalos, acordes e escalas, você poderá tocar ritmos ou escrevê-los após ouvir um exercício e treinar ditados melódicos, progressões harmônicas e etc.

Clique aqui e vá direto para a página de downloads. Quando passar para a página da GNU é só clicar em Windows installer. Então é só baixar e conferir. Eu já conferi e gostei!